CLUBE DO LIVRO. O QUE ACHAM?

20/11/2010 at 22:17 7 comentários

Há muito venho amadurecendo a ideia de formar em Unaí um clube do livro, dedicado a estimular a leitura de obras literárias e não literárias entre os seus filiados, além de estudar, apreciar e difundir a cultura.

Não se trata de um simples grupo de leitura, mas da efetiva criação de uma entidade privada, uma associação de natureza cultural, sem finalidade econômica e sem cunho religioso e partidário.

Dentre as atividades de um clube assim, ressalto a leitura de obras literárias e não literárias, como revistas e periódicos; o empréstimo de obras entre o seus membros; a realização de discussões e debates, como também a troca de experiência a respeito da leitura de obras; a contribuição para a difusão do gosto pela leitura em estabelecimentos públicos e privados, sobretudo em instituições de ensino; a organização de uma biblioteca com acervo acessível ao público; a organização de encontros e concursos literários, entre outras.

O que me move não é a ideia pura e simples de formar grupos de leitura, mas de auxiliar de algum modo para a formação de uma sociedade consciente por meio do acesso à informação que só a leitura oferece.

Considero de suma importância desenvolver em nosso meio uma “cultura de leitura”, de modo que possamos aprender e a formar opinião e tornar o ambiente social mais democrático e os cidadãos mais críticos com relação aos seus direitos e deveres.

Um clube de leitura pode ser também um ambiente altamente propício para a discussão de ideias que envolvam os problemas do nosso cotidiano, inclusive aqueles que dizem respeito à gestão da cidade, porque certamente existe farto material literário específico sobre temas de interesse coletivo.

Pode ainda constituir um rico instrumento para troca de experiências e aprendizado entre os associados e não associados, dependendo das atividades que forem desenvolvidas após a sua organização.

Uma entidade assim certamente irá incentivar a leitura e permitirá aos seus membros conhecer novos autores e livros, desempoeirar e desentocar livros que temos em casa e reunir pessoas com gosto pela literatura.

Se algum leitor se interessar pela ideia, vamos começar a difundi-la. Se agirmos de modo pragmático, poderemos organizar uma assembleia objetivando alinhavar os principais aspectos da organização de uma associação desta natureza.

De antemão, me coloco à disposição para tirar essa proposta do papel e transformá-la em realidade. Acredito que existam em Unaí muitas pessoas dispostas a participar de um grupo assim.

Entry filed under: Cultura.

“OS PRECONCEITOS, MEU AMIGO, SÃO OS REIS DO VULGO.” (Voltaire). RICO TAMBÉM SOFRE

7 Comentários Add your own

  • 1. Adriano  |  22/11/2010 às 18:00

    A idéia é muito boa, estou à disposição.

    Responder
    • 2. Paulo Gilberto Alves de Sousa  |  22/11/2010 às 18:48

      Valeu, Adriano!
      Vamos reunir pessoas que gostaram da ideia e transformá-la em realidade. Mantenho contato contigo por e-mail. Obrigado!

      Responder
  • 3. angela maria alves de sousa  |  09/12/2010 às 22:54

    Muito interessante sua ideia, e bem apropriada. Conte comigo.

    Responder
  • 4. Junior do Teatro  |  03/01/2011 às 21:16

    O Grupo Teatral Fênix , por meio do Centro de Cultura Maria Torres Gonçalves, desenvolvendo o Projeto Clube do Livro com o objetivo de assegurar as pessoas o acesso ao conhecimento e enriquecimento cultural através da leitura. Entre as propostas do projeto destacam-se os serviços de empréstimos de livros domiciliar para cadeirantes, idosos e grávidas. Para ser atendido pelo projeto o leitor deve entrar em contato com os membros do Grupo Teatral Fênix e solicitar a inscrição no projeto. Cada leitor tem direito a até 3 obras que ficaram a sua disposição por 15 dias, passado o prazo, os membros do Grupo vistam o leitor para recolher as obras. Todo o serviço é gratuito e tem como principal objetivo estimular a leitura entre os portadores de necessidades especiais. Fazem parte do acervo: livros de contos, poesias, literatura nacional e estrangeira, gibis, “Romances de Banca de Revistas”, livretos de Bang Bang e a Bíblia Sagrada. A lista completa dos livros é enviada ao leitor na hora do cadastro e ele pode ir marcando os livros que já leu. Outra novidade é que o Grupo esta adquirindo áudio livros e livros em braile para atender aos leitores cegos e ou com baixa visão. Maiores informações liguem: 38 9942 7473 (Junior do Teatro) ou visite a nossa biblioteca. Outro projeto interessante é o Projeto Livro Liberto, inspirado no bookcrossing, prática difundida nos Estados Unidos e na Europa com mais de 600 mil participantes em cerca de 130 países, o projeto visa difundir o hábito da leitura e formar novos leitores em nossa cidade. Os membros do Grupo vão libertar em locais públicos e de grande circulação, livros de literatura universal e ainda contos, poesias e livro religiosos, o objetivo é que alguém encontre o livro, leia-o e depois o liberte em outro local para ser encontrado novamente, reiniciando o ciclo de “libertação do Livro”. Portanto a partir do dia 08/11 se você encontrar o livro jogado por aí, não precisa procurar o dono, basta ler a obra, acessar o blog do projeto (livroliberto.blogspot.com), deixar seu comentário e libertar o livro novamente. Maiores informações ligue: 38 9942 7473 (Junior do Teatro).

    Responder
    • 5. Paulo Gilberto Alves de Sousa  |  04/01/2011 às 14:36

      Júnior, eu não conhecia o projeto. Por sinal, uma excelente iniciativa. Comprometo-me a divulgar. Assim que retornar de férias, entro em contato contigo para participar.

      Responder
  • 6. Alda Alves Barbosa  |  14/04/2011 às 2:24

    Excelente sugestão. Mas espero sinceramente que não fique só na sugestão, porque tudo isso envolver pessoas e muito trabalho. E este trabalho precisa ser exercitado, concretizado. Unaí precisa de leitores, precisa de livros, precisa de gente que vá até o povo e o estimule a conhecer o outro jeito de viver, o outro jeito jeito de viver dignamente, lendo, aprendendo, sonhando e viajando através das multiplicidades de opções que os escritores oferecem a todos nós. Conte comigo… É este o papel que me coube no mundo: O mundo mágico da literatura…

    Responder
  • 7. Alda Alves Barbosa  |  27/05/2011 às 0:00

    Um belo projeto que bem trabalhado, nas maõs de pessoas que realmente se interessam pela cultura do nosso povo, é óbvio que os frutos virão. Como uma pessoa que luta pela cultura unaiense estou à disposição para dar a minha contribuição irrestrita a este projeto. Seria a minha luta dando resultados altamen te positivos.

    Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Posts recentes

novembro 2010
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930