NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS – E DE UNAÍ

24/11/2010 at 13:28 13 comentários

O Presidente Lula tem um bordão que já virou sua marca registrada, para o bem ou para o mal. Costuma utilizar, com muita frequência, referindo-se sobretudo aos feitos do seu governo, a expressão “nunca antes na história deste país”.

A frase foi até mesmo tomada pelo humorista Marcelo Tas como título do livro “NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS”, editora Panda Books, e que, apesar da acidez com que o autor trata a figura do Presidente num ou noutro comentário, é leitura que eu recomendo.

Pois bem. Hoje essa frase antológica ganhou uma concretitude antes inimaginável, já que o Presidente da República concedeu a primeira entrevista de um Chefe de Governo aos chamados “blogueiros”, especialmente aqueles que o então candidato tucano José Serra adjetivou como sendo “blogs sujos”.

Luiz Carlos Azenha, do Viomundo, registra que a entrevista foi assistida por mais de 7 mil pessoas no livestream, o que não deixa de ser um fato impressionante e digno de nota.

Abstraindo as opiniões do Presidente, escrevo para destacar a mudança que a internet começa a operar na vida de todos nós, especialmente através de fenômenos como as redes sociais e blogs.

Esses últimos, aliás, em grande profusão, foram fundamentais na recente campanha presidencial, porque fizeram um contraponto ao vergonhoso posicionamento da mídia convencional, liderada pela Rede Globo, Estadão, Folha de São Paulo e Veja.

Blogs como Conversa Afiada, do Paulo Henrique Amorim, Cloaca News, Tijolaço, Viomundo, Maria Frô, Escrevinhador e Seja Dita Verdade, entre tantos outros, possibilitaram a milhões de brasileiros acesso a informações essenciais para a tomada de decisão nessas eleições, além de combater os boatos que a campanha serrista espalhava através da própria rede.

Informações que a mídia ordinária (aqui, gente, no sentido de comum, não de vulgar) escondia ou deturpava. Organizações Globo, Estadão (Estado de São Paulo), Folha de São Paulo (que alguns maldosamente chamam de Falha de São Paulo) e, principalmente, a revista Veja agiram como verdadeiros partidos políticos nas últimas eleições.

O seu poder, contudo, foi mitigado, foi diminuído graças aos blogueiros sujos e à crescente universalização do acesso a internet em banda larga. É por isso que a velha mídia, bem como as grandes empresas de telecomunicações, pelam de medo quando o Presidente Lula fala em ressuscitar a Telebras e criar um programa de banda larga de alcance nacional.

Os grandes impérios midiáticos, comandados por cinco ou seis famílias, em regime de oligarquia, a despeito de as televisões e rádios constituírem concessão pública, devem estar preocupados com o avanço desse novo modelo de acesso à informação.

É por isso que estão em polvorosa com a possibilidade de a Presidente Dilma regulamentar os arts. 221 e 222 da Constituição da República, a chamada regulamentação dos meios de comunicação, que o Paulo Henrique Amorim, do Conversa Afiada, chama de “Ley de Medios”.

A regulamentação virá. Primeiro porque é necessária, uma vez que não se concebe um modelo de comunicação que se afaste do interesse social concebido pelo nosso sistema constitucional. Segundo, porque a mídia não é instituição paraestatal ou uma superestrutura que se apresente para além do Estado, indene a qualquer regulamentação. E, por último, porque é fundamental democratizar o acesso à informação.

Como qualquer setor da sociedade, a mídia precisa ser regulamentada, porque ao lado da liberdade de expressão e de pensamento convive o princípio de inviolabilidade da honra e da imagem das pessoas e os imperativos da dignidade da pessoa humana e da família. A regulação, portanto, não significa censura ou atentado à liberdade de expressão, como eles maldosamente sugerem.

Concluo, dizendo que não posso deixar de traçar um paralelo com a situação vivida em Unaí. O atual governo municipal monopoliza os meios de comunicação. Rádios, TV e jornais são mantidos (essa é a palavra, que me perdoem) com os generosos recursos públicos, como aliás já denunciou o amigo Paulo Melo. Quem é que disse que não temos órgãos oficiais em Unaí?

Significa que tudo o que os unaienses leem, ouvem e assistem nada mais é que a versão oficial do Governo, cuidadosamente maquiada para manter o culto às personalidades do Prefeito e do Vice-Prefeito.

E não é que agora, ainda que de forma bastante incipiente, alguns blogs começam a ameaçar essa estrutura? Unaí para Todos (Geni), Opinião e Ponto de Vista (José Antonio), Unaimg (Paulo Melo) e este humilde Ex Abrupto são os “blogs sujos” do Prefeito de Unaí, porque criticam, opinam sobre os fatos que acontecem na cidade e prestam informação não oficial aos unaienses.

Isso significa a democratização da informação, já que os unaienses poderão conhecer a versão oficial e compará-la com a versão não oficial. Terão condições de analisar os fatos, livre e criticamente, e formar a sua própria opinião. Estamos saindo daquele período jurássico em que a opinião pública consiste na opinião que se publica (demonstrando a força da mídia). A opinião pública, doravante, poderá ser formada naturalmente, conhecendo os dois lados da moeda. Será pública, de verdade, e não publicada.

De minha parte, se for qualificado como blogueiro sujo, ficarei orgulhoso, embora o Ex Abrupto não exista para criticar o governo municipal, mas para propor a discussão de temas de interesse geral, com ênfase para os nossos problemas, é claro. As críticas serão feitas, quando pertinentes. E os elogios também, se forem merecidos.

Ah! Ia me esquecendo. O Presidente Lula, na entrevista de hoje, disse que, depois dos quatro meses de descanso que pretende tirar quando deixar o poder, será blogueiro e tuiteiro. Bem vindo ao time, Presidente!

Entry filed under: Notícias e política.

BOLÃO FISCAL E CONSCIÊNCIA TRIBUTÁRIA TEMPO DE PÃO DE QUEIJO, UAI!

13 Comentários Add your own

  • 1. dlkfsf  |  24/11/2010 às 14:45

    continuem com os blogs. vcs são os verdadeiros vereadores de unaí, que discutem os problemas!!!
    deveriam incentivar a criaçãço de novos, ou até mesmo a reativação como do blog do jornalista cristiano que mantinha um mto bom sobre unaí!

    Responder
    • 2. Paulo Gilberto Alves de Sousa  |  24/11/2010 às 15:31

      Obrigado pelo apoio. Eu também não sei o que aconteceu com o blog do Cristiano. Costumava acompanhar seu artigos. Tomara possa ser reativado e que outros, com conteúdo político ou não, possam surgir.

      Responder
  • 3. teste  |  24/11/2010 às 14:45

    Te confesso que até pouco tempo atrás, acreditava em praticamente tudo que a mídia convencional publicava, imaginando ser a plena verdade, a opinião correta sobre os fatos. Desconhecia os tais “blogs sujos”, buscando por notícias só em sites como: Globo.com Uol, Terra… Hoje tento analisar um pouco mais as notícias, para saber se existe uma tentativa de manipulação. Isso está sendo possível graças, as tais “fontes alternativas”, que possibilitam ver os dois lados da história, cabendo a nós decidir qual tem mais credibilidade.
    Finalizo concordando com todos os pontos abordados pelo Paulo nessa postagem.

    Responder
    • 4. Paulo Gilberto Alves de Sousa  |  24/11/2010 às 15:15

      Há muito tempo atrás eu também agia assim. Depois, o tempo vai nos dando experiência e discernimento para separar o joio do trigo. Além do mais, hoje existem alternativas e podemos ouvir várias versões que nos permitam formar a nossa própria opinião, que é o mais importante.

      Responder
  • 5. Fulano  |  25/11/2010 às 14:17

    Paulo Gilberto,
    Acho que a alcunha “blogs sujos” é perfeita para blogs que afirmaram às vésperas do segundo turno que o ex-presidente Fernando Henrique havia se reunido, em Foz do Iguaçu, com investidores estrangeiros para acertar a venda da Petrobras; BB e de Furnas; as respecitvas comissões (propinas) e, de quebra, aceitar bases estrangeiras no território nacional (como se investidores extrangeiros comandassem exércitos).
    Quanto ao Lula virar blogueiro, na verdade ele já é! Basta dar uma olhada no “blog do planalto”, que, em matéria de promoção pessoal (ou ideológico-partidária) não perde muito para o nosso prefeito. É mesmo bem provável que o famigerado “A voz do prefeito” tenha inpiração no não menos famigerado “Café com o presidente”.
    Só que, a partir de 1º de janeiro, o nosso ainda presidente vai ter que botar a mão na massa ou pagar alguém para “blogar” para ele. Hoje quem paga somos nós.

    Responder
    • 6. Paulo Gilberto Alves de Sousa  |  25/11/2010 às 17:03

      Fulano,
      Você tem razão. No que se refere a cultuar a própria personalidade, o Presidente Lula é insuperável. É conhecidíssima a sua extrema vaidade e apego pelo poder. Nisso, é muito parecido com o nosso Prefeito. Difere dele pelo fato de não ter o controle da grande mídia, que nesses oito anos portou-se como verdadeiro partido de oposição em relação ao Presidente, ao passo que em Unaí o Chefe do Executivo controla a mídia formal existente (TV, rádio – pelo menos a Rádio Veredas – e jornais).
      E quanto ao fato de ser blogueiro, você mesmo lembrou que alguém é blogueiro pelo Presidente hoje, já que o Blog do Planalto é mantido pelo Gabinete da Presidência da República. Depois que deixar o cargo, ele terá que se transformar num verdadeiro blogueiro.

      Responder
  • 7. Adriano  |  25/11/2010 às 16:56

    Excelente reportagem Paulo, os blogs vêm realizando um ótimo trabalho, fazendo chegar ao público fatos que anteriormente sequer eram noticiados pela mídia. Um fato notório foi o caso Amaury, quem primeiro noticiou que havia um jornalista mineiro sendo investigado e que seria ele que, possivelmente, teria quebrado sigilos fiscais foi o Conversa Afiada, do glorioso Paulo Henrique Amorim, depois de muito, mas muito tempo mesmo, quando já não havia como segurar, noticiaram o que o Amaury existia.
    O paralelo que você fez é perfeito, em Unaí só somos abastecidos com informações “oficiais” e elas, como sabemos, são eivadas de paixões e absurdos de toda ordem.

    Responder
    • 8. Paulo Gilberto Alves de Sousa  |  25/11/2010 às 17:19

      Adriano,
      Esse é o grande diferencial da internet, já que é uma ferramenta altamente democrática, barata e acessível (pelo menos, começa a se tornar mais acessível no Brasil). A mídia comum não estava preparada para isso e teve que ver suas “armações” desmascaradas pelos blogs sujos. Nesse ponto, o episódio da bolinha de papel do Serra é emblemático. E os blogs, além de se tornarem excelentes meios de democratização da informação, indicam que o cidadão comum está disposto a expressar sua opinião sobre o que acontece à sua volta. Na minha concepção, está deixando o papel de mero receptor de informações, como acontece com a mídia convencional, para se transformar em verdadeiro formador de opinião. De fato, o leitor dos blogs tem opinião e faz questão de compartilhá-la.

      Responder
  • 9. Paulo Gilberto Alves de Sousa  |  25/11/2010 às 23:03

    Sobre a mídia, não posso deixar de reproduzir aqui a seguinte piada: a mulher está sentada no sofá da sala, fazendo palavras cruzadas. Em dúvida, pergunta ao marido: “partido político tucano, com quatro letras”. O marido, de pronto, responde: “Veja”.

    Responder
  • 10. josé gilvar gonzaga  |  28/11/2010 às 15:39

    ESSE DÉSPOTA DA ADMINISTRAÇÃO MUNICPAL DE UNAÍ E UM VERDADEIRO RETROGADO, SERVIU O SERVIÇO MILITAR NA ÉPOCA DOS TEMPOS MAIS ESCUROS DESSE PAIS. PARA ELE TER A MIDIA SOBRE O SEU CONTROLE PAGANDO A COM O DINHEIRO DO CONTRIBUINTE É A COISA MAIS NATURAL. CABEÇA DE CAMARÃO IQUAL A DESSE PREFEITO O BRASIL AINDA TÁ CHEIO. MAS ISSO TÁ CHEGANDO AO FIM. VIVA A DEMOCRACIA.

    Responder
  • 11. josé gilvar gonzaga  |  28/11/2010 às 16:32

    QUE O PREFEITO DE UNAÍ É RETROGRADO ISSO NÃO RESTA A NEMOR DÚVIDA E NACISISTA.

    Responder
  • 12. teste  |  29/11/2010 às 11:55

    Me parece que aconteceu algo inédito em Unaí, um Vereador comentando um artigo no blog Opiniaoepontodevista, veja: http://opiniaoepontodevista.blogspot.com/2010/11/com-um-amigo-desses-as-criancas-estao.html?showComment=1291029944733#c8175571559859688603

    Isso merece atenção, deveria ser estimulado e precisa acontecer com frequência.

    O que acham?

    Responder
    • 13. Paulo Gilberto  |  29/11/2010 às 13:52

      Considero a participação do Vereador José Inácio no blog Opinião e Ponto de Vista uma comprovação de que é possível a instituição de um canal de interlocução entre os representados e seu representantes. Parabéns ao Vereador José Inácio por se permitir discutir com os cidadãos, através do site, a questão da UTI neonatal. Confio que possamos institucionalizar e implementar esses mecanismos que permitirão aos nossos dirigentes tomar decisões mais justas e conformes a opinião pública.

      Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Posts recentes

novembro 2010
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930