NO NOROESTE DO ESTADO, SÓ UNAÍ

02/11/2010 at 5:19 10 comentários

Unaí destoou dos demais municípios do noroeste mineiro. Aqui, venceu o candidato tucano, José Serra, como já havia acontecido nas eleições presidenci­ais pretéritas. Um fato curioso é que Luiz Inácio Lula da Silva nunca venceu em Unaí, em qualquer turno das cinco eleições que disputou desde 1989.

O perfil do eleitorado unaiense é reconhecidamente conservador, tanto que é o único Município da região que nunca elegeu sequer um vereador vinculado à esquerda. O PT jamais teve representação na Câmara Municipal. As mulheres também não têm muita representatividade, bastando lembrar que em toda a sua história conta-se nos dedos de uma mão o número de vereadoras eleitas (Anto­nia Zely, Clélia Calderon, Marisa Costa, Dorinha Melgaço e Maria Auxiliadora).

Para ficar no exemplo, o vizinho município de Cabeceira Grande conta hoje com 3 (três) vereadoras na Câmara Municipal (mesmo número da legislatura an­terior) e tem vereador eleito pelo PT. Na atual legislatura, nenhuma mulher ocupa cadeira na Câmara Municipal de Unaí.

Merece registro o fato de a Câmara Municipal de Cabeceira Grande já ter sido presidida, em 14 anos, por 5 (cinco) mulheres: Maria Alice, Dayse, Waldeth Santana, Flávia Vieira Reis e Elcana Vaz, sendo que Maria Alice presidiu o Legis­lativo por mais de uma vez.

Em Unaí, apenas duas mulheres assumiram a função de Chefe do Legisla­tivo em quase 70 (setenta) anos de história: Antonia Zely da Costa e Dorinha Mel­gaço, atual Secretária de Ação Social do Município.

O fenômeno repete-se no Executivo, já que o único Prefeito com traço ideológico mais à esquerda foi Saint’Clair Martins Souto, embora a sua eleição te­nha ocorrido em circunstâncias históricas e políticas totalmente diversas das que vivenciamos hoje.

Outro dado instigante é que engenheiros, médicos, educadores, empresári­os, comerciários, bancários e outros profissionais liberais não costumam concor­rer a cargos eletivos em Unaí. Quando concorrem, invariavelmente não se ele­gem.

O conservadorismo é tão evidente que elegemos em 2004, para grande es­panto da população brasileira, um candidato a Prefeito que se encontrava preso preventivamente e no meio de um turbilhão de acusações envolvendo o episódio que ficou conhecido como a “Chacina de Unaí”.

Definitivamente, não temos um eleitorado progressista. Isso não quer dizer que o nosso eleitor não saiba votar. É apenas a constatação de um aspecto ideo­lógico do eleitor médio unaiense.

Tanto assim que dos nomes que são ventilados para a sucessão do atual Prefeito, tanto da situação quanto da oposição, não desponta nenhum partidário de ideias político-sociais avançadas. São citados alguns advogados, produtores rurais ou pessoas ligadas direta ou indiretamente à principal atividade produtiva local, mas que se encontram na cúpula da sociedade e que têm perfil igualmente conservador.

Voltando às eleições presidenciais, alguns mais simplistas poderão dizer que Dilma perdeu porque Unaí é um Município rico em que os programas sociais do governo federal não produzem resultado eleitoral, ao contrário dos demais mu­nicípios do Noroeste.

Esse raciocínio é desqualificado, já que Paracatu é um Município mais rico que Unaí, reconhecidamente com mais estrutura cultural, e lá Dilma venceu, além do fato de partidos de centro e de esquerda constantemente protagonizarem a vida política local, como PMDB e PT, rivalizando com o PSDB (que, apesar disso, ainda não chefiou o Executivo local).

Em Paracatu, ao menos no Legislativo, é comum a eleição de advogados, contadores, médicos, professores, líderes religiosos, comerciantes, comerciários, empresários, além de produtores rurais, fato que não acontece em Unaí com a frequência que seria desejada.

É possível afirmar, portanto, que em Unaí a propaganda subterrânea contra Dilma, realizada pelos que apoiaram José Serra e disseminada pela internet, ca­lou mais fundo em razão do tradicionalismo do eleitor. Muitos acreditaram na onda de boatos sobre o PNDH3, o aborto, a fantasiosa acusação de guerrilheira, a mentira de que não pode visitar os EUA, entre tantos outros que mereceram a maior credibilidade por parte de pessoas aparentemente insuspeitas e esclareci­das.

Entre nós, infelizmente, esse tipo de terrorismo político e de boataria viceja e já foi utilizado inclusive em eleições municipais pretéritas. Por aqui, a descons­trução de biografias é tarefa mais fácil e é um método usado recorrentemente na disputa eleitoral.

Mas somente isso não explica a derrota de Dilma no Município, embora seja relevante para descortinar o que subjetivamente impulsiona o nosso peculiar eleitorado.

De qualquer modo, assim continuarão sendo as eleições por estas bandas (sejam federais, estaduais ou municipais), baseadas no conservadorismo de nos­sos cidadãos e no poderio econômico dos grupos e candidatos, até que tenhamos uma sociedade mais plural, diversificada e esclarecida.

Entry filed under: Notícias e política.

O TERRORISMO RELIGIOSO NAS ELEIÇÕES DE 2010 IPTU, GREVE E OTRAS COSITAS MÁS

10 Comentários Add your own

  • 1. André  |  02/11/2010 às 10:01

    Excelente artigo. É essa aversão à mudança e à inovação que faz com que Unaí se distancie mais de outros municípios da região em relação ao desenvolvimento econômico e a geração de emprego. Como bem diz João Pereira Coutinho: Conservador é um bom termo de insulto. Vivemos num tempo progressista: um tempo que acredita na missão transformadora da política rumo a um fim determinado. O conservador é a pedra na engrenagem. Ele levanta dúvidas. E, levantando dúvidas, ele coloca em causa a suprema vaidade do ser humano: a vaidade na sua razão e na capacidade da razão para produzir resultados perfeitos. E o conservador? Que valor terá ele para apresentar? Que cartilha reconhecida e reconhecível poderá ele defender? Existirá uma ontologia no ideário conservador, capaz de se apresentar inalterada e inalterável face às “intimações” do tempo? Ou, pelo contrário, e como afirmam os críticos mais ferozes da ideologia conservadora, o conservadorismo é uma forma de relativismo sob outro nome? Ou, pior ainda, uma ideologia paradoxal que se apresenta, e assim se derrota, ao assumir-se como “ideologia não-ideológica”, ou seja, ideologia destinada a desautorizar qualquer atitude ideológica? Esse seria a melhor definição para o povo de Unaí. É um povo dotado de um espírito cético. Ceticismo absoluto é tão venenoso quanto o dogmatismo ingênuo. Como diz Vitor Lorensi: Vocês não sabem como é divertido o absoluto ceticismo. Pode-se brincar com a hipocrisia alheia como quem brinca com a roleta russa com a certeza de que a arma está descarregada. Assim está o povo de Unaí sendo usado. Como a população não consegue enxergar, por si só, o problema e o prejuízo que é a cerca? É como uma grande montanha russa ele sabe que vai cair, mas não para, continua até o fim. O maior exemplo de Unaí foi eleger como bem você disse, um Prefeito depois de estar preso. E a conseqüência esta ai nas ruas… Será que o povo agora acordou???

    Responder
  • 2. André  |  02/11/2010 às 12:37

    Complementando meu comentário faço das minas as palavras de Laurindo Leal Filho, na Carta Maior: A vitória de Dilma Roussef é um recado da sociedade às forças conservadoras que tentaram, por vários meios, impedir que isso acontecesse. Entre eles destaque-se os meios de comunicação, transformados em partido político, sem base social mas ainda com grande poder persuasivo. Foram eles os responsáveis pela realização do segundo turno em 2006 e 2010. Sem mandato, julgam-se no direito absoluto de impor à sociedade suas visões de mundo, defendendo interesses restritos à classe social da qual são parte e porta-vozes. Trata-se de uma distorção incompatível com o jogo democrático.

    Responder
  • 3. teste  |  02/11/2010 às 14:19

    Artigo bem elaborado, Unaí realmente tem um bom desenvolvimento econômico, mas em contraposto tem um conservadorismo por parte, inclusive da população mais pobre, que freia os avanços que esse desenvolvimento poderia trazer para essa camada da sociedade.

    Eu gostaria de ver mais artigos abordando temas da cidade. Vale mencionar que existem outros dois blogs interessantes direcionados a cidade:
    1- http://opiniaoepontodevista.blogspot.com/
    2- http://unaimg.com.br/

    Responder
  • 4. pgasousa  |  02/11/2010 às 18:40

    Obrigado pelo comentário. Tenho acompanhado com atenção e entusiasmo os dois blogs citados. Tenho certeza que prestam e ainda prestarão um grande serviço à sociedade unaiense como instrumentos de disseminação da informação e suscitadores do pensamento crítico.

    Responder
  • 5. jose emanoel  |  03/11/2010 às 21:54

    não seria o caso de você ajudar o nosso advogado. Você sim tem conhecimento de causa e nosso prefeito e duro na queda;

    Responder
  • 6. jose emanoel  |  03/11/2010 às 21:56

    na greve pgasousa, precisamos de ajuda

    Responder
    • 7. pgasousa  |  04/11/2010 às 15:59

      Estou à disposição, José Emanoel. Tenho conversado com o José Maria, assim como conversei com o Dr. Renato (que, por sinal, tem assessorado com muita competência o Sindicato e os Servidores), de tal maneira que, caso precisem de algum auxílio, não me furto de prestá-lo, dentro de minhas limitações, inclusive de agenda.

      Responder
  • 8. Murillo  |  12/11/2010 às 21:51

    Não sei porque gostam tanto dedesqualificar Unaí junto a paracatu, que vai sempre lá sabe que não é bem assim, e o IBGE nos mostra todos os anos que nossa economia é maior que a deles… como os dados abaixo retirados do site do iBGE e deconsulta a todos…
    PIB de Unaí 975 006 (1.000reais)
    PIB de Paracatu 846 108 (1.000reais)
    Pelo PIB podemos ver que mesmo tendo a diferença de +/- 5 mil habitantes Unaí está alguns milhões na frente de Paracatu, mesmo lá tendo a KINROSS Mineração.
    E o número de empresas em Unaí tbm é maior segundo a pesquisa anual do comercio do IBGE:
    Unaí: Número de empresas atuantes: 2115 Unidades
    Paracatu: Número de empresas atuantes: 2072 Unidades.
    Unaí tbm é lider qua quantidade de veículos registrados:
    UNAI 29296
    PARACATU 25140 (detran ago-2010)
    E vale lembra que Paracatu tem quase 150 anos a mais que Unaí hein…
    Temos que explorar as qualidade da nossa Terra, não ficar buscando defeitos para criticar uns e outros com cunho político, Unaí é muito mais que esse ou aquele candidato. Unaí é nossa gente trabalhadora, nosso povo, nossa cultura, nossos campos cultivados e de produção espetacular, Unaí é Unaí e ponto.

    Responder
    • 9. Paulo Gilberto Alves de Sousa  |  13/11/2010 às 9:25

      Murillo,
      Os dados que você traz são reveladores. Acho que nessa história de Unaí x Paracatu (deixando de lado qualquer provincianismo) há muito de mito. A economia de Unaí ainda é, de fato, mais pujante que a de Paracatu e, sem qualquer ufanismo, devemos nos orgulhar disso, embora eu considere como totalmente inúteis as comparações e a competição que vez ou outra insistem em realizar. Concordo com você e também não acho válido o argumento que desqualifica Unaí por razões políticas ou partidárias.

      Responder
  • 10. Iron  |  11/04/2011 às 16:21

    Olá Paulo,
    Eu descobri o seu blog na net hoje e acompanho os outros que são citados no seu blog também. Sou um entusiasta sobre Unaí e escrevi recentemente um artigos intitulado: O que mais trava o desenvolvimento de Unaí.
    Se tiver interesse acesse: http://www.ironsa.com.br veja o artigo.
    O site eu uso para fins acadêmicos, não tenho a intenção de atacar políticos ou partidos, o objetivo é discutir com a comunidade acadêmica e internautas em geral, temas de interesse de todos.

    Grato!

    Iron

    Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Posts recentes

novembro 2010
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930